spot_img

5 Dicas sobre como Emagrecer Correndo

A corrida é uma atividade física muito procurada por quem deseja emagrecer, porém nem todo mundo consegue de uma hora para outra correr uma maratona, para isso é preciso treino e dedicação, por isso, decidimos abordar neste post 5 dicas de como emagrecer correndo de forma rápida e segura.

1) Foque nos benefícios de emagrecer correndo para sua saúde.

Foque nos benefícios de emagrecer correndo para sua saúde.

Bem, como sabemos a corrida é um excelente exercício, ela proporciona o aumento da Dopamina, que é o hormônio responsável pela melhora do humor e sensação de bem-estar.

A corrida auxilia na redução de fome e ansiedade, além de ter um gasto energético alto, em torno de 7oo calorias por hora.

A rotina desse exercício irá influenciar não apenas em sua estética, aumentando sua autoestima, mas influenciará diretamente em sua expectativa de vida.

Manterá o controle de sua pressão arterial, melhora na qualidade de sua respiração, de sua memória e formação de neurônios.

É um exercício que protege contra doenças cardiovasculares, ajudar reduzir o risco de diabetes, AVC e infarto.

Por ajudar na liberação de dopamina, a corrida te ajuda a combater a depressão, melhorando a sua disposição durante o dia e melhorando também a qualidade de seu sono.

Emagrecer correndo te ajuda não apenas a perder peso na balança, mas fortalece seus ossos e músculos, diminuindo assim o risco de osteoporose.

Correr também fortalece seus glúteos, pernas, abdômen e aumenta sua massa muscular (o que é excelente para perda de peso saudável).

Sabemos que não basta apenas querer correr para emagrecer, é preciso “poder” na questão de ter condições físicas para isso.

Se você escolher a corrida como opção de exercício para emagrecer, é preciso não ter nenhuma patologia que possa interferir de forma negativa em sua saúde.

Sendo se extrema importância antes de iniciar a corrida para emagrecer, consultar com um médico cardiologista e ter essa liberação médica para iniciar sua rotina de forma segura e saudável.

2) Inicie sua rotina de emagrecer correndo aos poucos.

Inicie sua rotina aos poucos.

Se você não pratica nenhum exercício e decidiu que quer emagrecer correndo, não queira colocar as carroças na frente dos bois.

Você pode iniciar sua corrida sozinha ou incentivar ainda um amigo(a) a praticar esse exercício com você.

Assim, emagrecer correndo será benéfico para fortalecer a amizade de vocês e ambos também ganharão mais saúde, além de perderem aqueles quilinhos indesejáveis da balança.

Saiba também que em quase todas as cidades hoje em dia há grupos de corrida, desde iniciantes até avançados.

Participar desses grupos de corrida te ajuda a manter a rotina e não abandonar a prática, tendo suporte e incentivo de outras pessoas com o mesmo objetivo que o seu “emagrecer correndo“.

Se você é iniciante, comece aos poucos, fazendo corridas curtas e em velocidade baixa, conforme for ganhando resistência aumente a distância e o tempo.

Há modalidades de corrida diferentes, como: a corrida constante (distância maior e velocidade controlada), essa te ajuda no ganho de resistência.

E a corrida de alta intensidade e feita de forma intervalada, que é ótima para quem já tem um bom condicionamento físico e tem pouco tempo disponível para prática da atividade física.

3) Água é fundamental para te ajudar a emagrecer.

Água é fundamental.

Sim, a hidratação é de suma importância para os praticantes de qualquer esporte e não é diferente para atletas de corridas, sejam ela de curta ou longa duração.

Estar sempre hidratado ajuda seu organismo a manter um controle da temperatura durante a corrida e evita a desidratação.

O ato de transpirar (suar) nos faz perder muito sais minerais e líquidos e como consequências pela falta de hidratação vem as câimbras, o esgotamento e a sensação de cansaço chega mais rápido.

Então, atente-se no consumo de água durante a corrida, pois também estará garantindo uma melhor performance.

4) Cuide de sua alimentação se deseja emagrecer correndo.

Cuide de sua alimentação.

Quando você decide fazer corrida com foco no emagrecimento, você não pode esquecer primeiramente dos cuidados com a alimentação.

Sem contar que se alimentar bem antes da corrida é uma forma de garantir mais força e energia para terminar o trajeto e assim concluir o planejado.

Nunca inicie a corrida de forma repentina e sem se alimentar corretamente, pois se estiver em jejum por muito tempo poderá ocorrer a hipoglicemia (quando os níveis de glicose do sangue ficam baixa pela ausência de carboidratos) o que causa diversos efeitos desagradáveis.

Se comer demasiadamente antes da corrida, também se sentirá mal e poderá causar até vômitos.

Dependendo do alimento ingerido, o indicado é aguardar de 2 até 3 horas para então fazer a prática dessa atividade física, pois alguns alimentos tem sua digestão mais lenta.

Consuma alimentos que podem potencializar os resultados dos treinos, normalmente nessa hora são combinados carboidratos simples e os compostos, pois eles garantem energia durante a corrida.

Não negligencie o consumo de proteínas para seus músculos não serem afetados.

Os alimentos podem variar de acordo com horário estabelecido por você para realizar sua corrida.

A melhor opção para definir de forma precisa segura qual alimento ingerir é conversar com seu nutricionista.

Esse profissional é quem saberá exatamente qual melhor alimento, e quantidade para você ter um melhor desempenho nessa atividade.

5) Bons aliados para te ajudar a emagrecer correndo.

Bons aliados para te ajudar a emagrecer correndo.

Sim, pexualll… roupas, calçados e acessórios podem ser grandes aliados em melhorar sua performance.

Roupas adequadas, tênis específicos, meias, relógios com medidores de batimentos cardíacos, distância e tempo pode te auxiliar.

Cintos com suporte de garrafas de água, braçadeiras de corrida onde você acopla o celular te deixa de mãos livres.

Viseiras, óculos, protetor solar, etc. tudo isso são aliados em te ajudar emagrecer correndo e ainda melhorar muito seu rendimento.

Opte por roupas leves e frescas para facilitar a respiração do corpo e elas permitem você trabalhar melhor sua movimentação, o que tem como consequência melhorar seu desempenho na corrida.

Para as mulheres a utilização de um bom top, garante mais conforto e sustentação durante a corrida, sendo muito melhor do que um top/sutiã comum/desestruturado.

E claro, podemos deixar de falar do calçado adequado …

Você sabia que existe tênis específico para corrida, assim como há modelos mais indicados para treino em academia, basquete, etc.?

Pois é, as indústrias desse segmento estudam e estão sempre apresentando novas tecnologias modernas e eficientes para os praticantes e atletas de corrida.

Por mais que pareça fácil escolher um bom tênis, isso não é uma tarefa tão simples assim.

Há alguns pontos fundamentais que são importantes serem analisados para que a compra do tênis de corrida seja bem feita, como sistema de amortecimento, aderência, flexibilidade e ventilação.

Antes de tudo, você precisa saber qual é o seu tipo de pisada e muitas pessoas não sabem disso.

Existem três tipos de pisada: a pronada, a neutra e a supinada.

Tipos de pisada

Pisada Pronada:

É mais comum pessoas e atletas que costumam ter algum desalinhamento do joelho.

Devido a rotação das articulações do joelho para dentro, faz com que a parte interna do pé receba a maior carga.

50% da população mundial tem essa pisada, e é mais comum em mulheres, pois serve como preparação para a gravidez.

Em pessoas com esse tipo de pisada é comum observar o maior desgaste do tênis na parte lateral interna do calçado.

Para a corrida, tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve são os mais indicados.

Pisada Neutra:

Cerca de 45% da população possui esse tipo de pisada, conforme o próprio nome diz, representa o tipo de pisada na qual a força é distribuída de maneira igualitária.

Os especialistas consideram essa a pisada ideal, pois não há sobrecarga de nenhuma região do pé, com isso, as articulações recebem a mesma quantidade de força.

E essas pessoas são as que menos tem restrições na hora de escolher um bom tênis para corrida, bastando apenas um amortecimento leve.

Pisada Supinada:

É a pisada oposta à pronada, ou seja, a pessoa desgasta mais a parte externa do calçado.

Pessoas com a pisada supinada tende a apoiar primeiramente a lateral externa do pé, devido a um desalinhamento articular e muscular. Muito normal ser observado esse tipo de pisada em pessoas como o pé cavo.

Apenas 5% da população mundial possui a pisada supinada, elas têm o pé mais rígido e para corrida precisam de tênis com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

Talvez você nunca tenha se atentado ao seu tipo de pisada, mas sabendo disso agora, ajudará na escolha de um bom tênis e consequentemente aumentará sua performance.

Outro detalhe a ser observado é a utilização de meias especiais para corredores, são as conhecidas “Meias Running”.

Ninguém merece aquelas meias que são engolidas pelo tênis conforme andamos e é impossível correr com bolhas no calcanhar, dedos e solado dos pés!

Meias running

As meias running são feitas em materiais sintéticos de alta qualidade, dando suporte no controle de temperatura no interior do tênis, na transpiração do corredor e na respirabilidade dos pés.

O formato dessas meias e as costuras dessas meias running são preparadas com o intuito de prevenir a irritação nos pés e aparecimento de bolhas na região.

Ao se atentar a esses pequenos detalhes, você estará muito mais confortável ao longo do trajeto da corrida, tornando a prática dessa atividade muito mais tranquila e suave.

Escutar música correndo para emagrecer

Saiba também a escutar música enquanto corre para emagrecer pode tornar esse momento mais agradável e fazer você ter mais rendimento físico.

Cada pessoa tem seu estilo de música favorita, algumas preferem o rock, o eletrônico, o hip hop para dar aquele gás nas passadas, outras preferem o sertanejo.

Tem aquelas pessoas que gostam do gospel ou algo mais calmo para se conectar consigo mesmo durante a prática da corrida.

Para você que quer emagrecer correndo e vai praticar a corrida na rua e na luz do dia, jamais esqueça de passar filtro solar e também de utilizar óculos de sol para prevenir sua pele e olhos da radiação solar.

Pode ainda utilizar viseiras de corrida, aumentando o nível de proteção, evitando queimaduras e tornando seu percurso mais seguro, agradável e prazeroso.

Maratonista

Enfim, essas são algumas dicas básicas sobre como Emagrecer Correndo, espero ter trazido informações úteis para as iniciantes desse esporte.

Sabemos que muitas das pessoas que iniciam a prática da corrida e se apaixonam completamente pelo esporte, muitas vezes se tornando atletas profissionais.

Há quem pratica também sem o intuito de se profissionalizar, apenas por hobby e ainda assim colhem belos frutos da corrida.

Mas podemos dizer que ambos (admiradores e atletas) possui algo em comum, que são: colecionam em suas mentes momentos, lugares e sensações incríveis, sem contar em todo benefício e saúde que proporcionam ao seu corpo.

E se você quer otimizar ainda mais a perda de peso, siga mais as 8 Dicas de Como Emagrecer Rápido.

spot_img

Mais Lidos

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui