spot_img

Cuidados com a Pele

Neste post, você aprenderá os cuidados com a pele que teve ter, lembrando que a pele é o maior órgão do corpo humano e por isso merece atenção e cuidados.

E quem não deseja ter uma pele perfeita, não é mesmo?

Vejo muitas pessoas se preocupam em conquistar o corpo perfeito, algumas fazem uso de ergogênicos, o que piora ainda mais a qualidade da pele. Mas elas se esquecem que o rosto é nosso cartão de visita.

Infelizmente, a maioria das pessoas somente se preocupam em cuidar de sua pele quando atinge uma certa idade, normalmente após os 30 anos é que esse cuidado com a pele surge.

Porém, saiba que o quanto antes você iniciar os cuidados com sua pele, melhor será seus resultados a longo prazo.

Pele bem cuidada

A qualidade da pele está ligada a fatores genéticos, ambientais e estilo de vida.

Ainda que uma maquiagem bem feita faça milagres e esconda 100% de certas imperfeições, é sempre importante fazer com que sua beleza natural predomine e nada se compara a uma pele bem cuidada, pois ela é reflexo de saúde.

Quando digo cuidados com a pele, não digo apenas de cremes caros e tratamentos estéticos, pois de nada adiantará gastar horrores em produtos e tratamentos e continuar tendo hábitos ruins, como: beber, fumar, passar noites em claro na balada, dormir de maquiagem, etc.

Há comportamentos que você pode começar a ter que mudará completamente a saúde da sua pele, deixando-a muito mais sedosa, luminosa, hidratada e jovem.

Então, vamos as dicas dos Cuidados com a Pele que você deve adotar, a partir desse exato momento.

Regras Básicas de Cuidados com a Pele

1) Hidrate seu organismo.

Beber água é fundamental para você conseguir ter uma pele perfeita.

De nada adianta adquirir o hidratante mais potente da farmácia, se você não ingere água ao longo do dia, esse creme não será capaz de hidratar seu organismo.

Lembrando que a quantidade de ingestão de água, varia de pessoa para pessoa e é de 35ml X Kg de peso. Já falamos sobre essa informação, neste post.

2) Proteja-se do sol.

Os raios solares tem a capacidade de provocar inúmeras modificações cutâneas, causando desde o envelhecimento precoce da pele até mesmo podendo contribuir para o aparecimento de um câncer.

Isso acontece devido à radiação ultravioleta que penetram em nossa pele e tem efeito cumulativo.

Você também já teve ter lido e escutados falar bastante dos raios UVA e UVB, então vamos entender mais sobre eles:

Os raios UVA já estão em ação logo ao nascer do Sol e perduram ao longo do dia, mesmo em dias nublados, eles ultrapassam as nuvens, camada de poluição e até mesmo o vidro do carro.

Eles têm a capacidade de modificar o DNA de células e com isso pode surgir lesões em seu corpo.

Além do estrago causado na pele os raios UVA também são causadores de problemas oculares e até mesmo alterações em nosso sistema imunológico.

Os raios UVB ficam mais intensos entre as 10h e as 16h, são os responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo após a exposição solar, mas podem ser bloqueados pelas nuvens e outras barreiras físicas.

A exposição frequente e intensa aos raios UVB também causa lesões no DNA, essa radiação reduz a probabilidade de uma célula maligna ser reconhecida e destruída pelo seu sistema imunológico e com isso aumenta o risco de mutações fatais que podem levar ao aparecimento de um câncer de pele.

Uma maneira fácil de ver a diferença entre esses raios solares (UVA e UVB) é a cor que eles deixam sua pele:

Se você se expôs ao sol e ficou vermelha com sinais de queimadura, você foi atingido pelos raios UVB, que atingem a camada mais superficial de sua pele.

E se ficou com a pele bronzeada (naquele tom de dourado), foi atingida pelos raios UVA. Porém, não ache que você está arrasando, pois esses são mais intensos, penetram profundamente na pele (em sua epiderme e derme) e estão presentes mesmo em dias nublados.

Pele Limpa
3) Tire um tempo para fazer a limpeza da pele.

Isso não significa que você precisa agendar horários em sua agenda para realizar uma limpeza em sua pele.

Apenas, inicie o dia fazendo a limpeza no banho mesmo, com sabonete específico para sua pele. Pois, enquanto dormimos nossa pele descansa, se recupera e está mais reativa, pois aumenta a circulação do sangue, ótimo para absorção de cremes específicos para uso noturno.

Porém, se não fazemos uso de um creme para controle de oleosidade, você já deve ter reparado que acorda com a pele bem oleosa.

Se possível, durante o dia também é indicado algo para controle dessa oleosidade, nem que seja com lenços de absorção, específico para esse fim.

E ao se deitar, pode ser no banho também, mas é preciso ir para cama com a pele limpa, lembrando que enquanto dormimos, nosso organismo não fica parado.

4) Abuse do uso de protetor solar.

Como pode ter visto na segunda dica, é impossível se proteger 100% da radiação ultravioleta quando nos expomos ao dia, pois até mesmo em dias nublados tomamos a radiação UVA e em dias ensolarados somos atingidos pelos raios UVA e UVB, por isso é tão importante o uso de protetor solar.

Nenhum protetor solar oferece de forma segura 100% de proteção, mas acima de 30 FPS para quem não tem hábito de se expor diretamente ao sol, já lhe dará grandes resultados positivos sobre sua pele.

Mas se você gosta de tomar sol, esse fator de proteção deve ser aumentado, para assim evitar os riscos de doenças dermatológicas e até mesmo de um câncer de pele.

Mesmo que nas embalagens dizem que você está protegido por 12 horas, você deve realizar a reaplicação do protetor solar ao longo do dia, o ideal é a cada 3 ou 4 horas no máximo, assim você realmente previne sua pele do envelhecimento precoce, rugas indesejáveis, manchas, ressecamento, rachaduras, queimaduras, entre tantos outros malefícios.

Proteção Solar
5) Consulte com dermatologista:

Quando possível, realize uma consulta com dermatologista, pois assim você terá mais informações de sua pele, pois muitas pessoas acham que tem a pele oleosa e muitas vezes é seca, outras acham que é seca e é mista.

Somente um dermato poderá avaliar e te dar mais detalhes sobre qual seu tipo de pele e também prescrever cuidados específicos para suas queixas (manchas, acne, poros dilatados, rosácea, rugas, etc.).

6) Invista em sua pele.

Invista em poucos, mas em bons produtos.

De nada adianta você querer economizar, não comprar um produtinho caro (que terá uma longa duração e te dará um excelente resultado) e optar por comprar um baratinho, mas que não é especifico para sua pele.

Então, estará toda semana fazendo compras de creminhos novos, pois abandona o pote de lado, ainda cheio, por que não viu resultado ou até foi pior para sua pele, deixando-a áspera, ajudando no aparecimento de acnes, etc.

Sendo assim, faça boas escolhas, as vezes é preferível dar aquela economizada para quando puder, comprar algo de qualidade.

Alimentação saudável
7) Alimentação saudável e equilibrada.

Alimentos de má qualidade vai refletir diretamente na qualidade de sua pele, causando ressecamento, acne, perda de elasticidade e viço.

O consumo de doce em excesso ocorre nas células uma reação chamada glicação, que está diretamente relacionada ao envelhecimento da pele.

O excesso de sal, evidencia suas celulites, pois favorece na retenção de líquidos, inchaço e inflamação de células da pele.

Quando consumimos alimentos gordurosos e tóxicos em grandes quantidades, o fígado não consegue dar conta de fazer todo o trabalho sozinho, então acaba influenciando na ação das glândulas sebáceas, elevando a produção de sebo da pele e causando o aparecimento da acne.

Para dar à sua pele aquele aspecto saudável, com boa elasticidade, firmeza, hidratada, iluminada e sem rugas, alguns nutrientes são importantes, como: fibras de colágeno e elastina.

Para que esse colágeno e elastina sejam produzidos é preciso ter uma boa alimentação, então abuse das verduras e dos legumes que possuem vários vitaminas e minerais, ingira em todas as refeições proteínas magras, consuma fruta com moderação, pois elas são ricas em carboidratos e faça o consumo também de fibras, como a aveia, pois o bom funcionamento do intestino também lhe garante uma pele perfeita.

8) Pratique atividade física regularmente.

Enquanto você se exercita, há o aumento na velocidade de sua circulação sanguínea (seus batimentos aumentam), sua pele fica visivelmente mais corada, viçosa e iluminada, isso porque o tecido cutâneo está sendo irrigado e alimentado.

Durante o exercício, o corpo libera o hormônio GH e oxigênio, que favorecem a nutrição da pele e tem o fator de antienvelhecimento.

A pratica regular do exercício físico faz muito bem para a pele, pois ajuda na limpeza das toxinas acumuladas na derme, por meio da transpiração, resultando em uma pele mais limpa, saudável e uniforme.

Por isso também, é importante tomar banho após o treino, para retirar essa camada de sujeira expelida pelos poros.

O ganho de massa muscular contribui para os músculos ficarem mais firmes, dando mais tônus a pele. E assim, é melhorado também a qualidade do colágeno e elastina, evitando a flacidez.

A pratica do exercício físico também diminui o cortisol, que é o hormônio do estresse, com isso melhora sua qualidade do sono, aumentando a elasticidade, controle da acne e oleosidade, além de melhorarmos a própria barreira de proteção da pele, reduzindo a aparência cansada.

Evite banho quente
9) Evite banho fervendo.

A água quente é inimiga de sua pele, tirando dela toda sua barreira de proteção, causando a desidratação.

Quando a pele está desidratada, o corpo entende que ele precisa produzir mais óleo para hidrata-la e o excesso de oleosidade causa a dilatação dos poros.

Banhos quentes também causam dermatites, pois as altas temperaturas alteram a barreira cutânea.

10) Jamais durma de maquiagem.

Já vimos anteriormente no post que, enquanto dormimos nossa pele descansa, se recupera e está mais reativa, pois aumenta a circulação do sangue, ótimo para absorção de cremes específicos para uso noturno.

Se você vai para cama com maquiagem, você não deixa sua derme respirar corretamente, isso a médio prazo causará cravos, espinhas, poros dilatados, perda de viscosidade, além do aumento da oleosidade, pois a maquiagem tampa os poros e consequentemente sua pele envelhecerá mais rápido do que o normal.

Qual rotina de cuidados devo ter com minha pele

Qual rotina de cuidados devo ter com minha pele?

Bem, como dito deve seguir a linha todos tópicos abordados anteriormente e juntamente disso pode adicionar uma rotina de cuidados, seja com cremes ou tratamentos estéticos.

Passo 1: Higienização logo ao acordar.
Passo 2: Hidratação com creme ou sérum.
Passo 3: Abuse do protetor solar.
Passo 4: Se faz uso de maquiagem, aplique após o protetor.
Passo 5: Controle a oleosidade. Durante o início do meio da tarde, tente retirar um pouco da oleosidade (nem que seja com lenços de absorção especifico para esse fim).
Passo 6: Ao chegar em casa retire completamente tudo que aplicou na pele durante o dia, fazendo uso de água com sabonete especifico para sua pele ou demaquilante e dando aquela finalizada com um tônico ou água termal.
Passo 7: Antes de ir para cama, utilize cremes ou géis com a finalidade de relaxar a derme, tratar cicatrizes, diminuir poros dilatados, tratamentos de rugas e lesões, etc.
Passo 8: Uma vez a cada 15 dias pelos menos esfolie toda sua pele do rosto e do corpo, promovendo uma regeneração celular, deixando sua pele com uma excelente aparência.
Passo 9: Pelo menos uma vez ao mês, realize uma limpeza de pele com profissional especializado para não machucar seu rosto e causar lesões e cicatrizes.
Passo 10: Confie em um bom dermatologista, com certeza absoluta esse profissional lhe dará orientações e informações específicas para qualidade de sua pele, deixando cada vez mais uniforme, com viço, iluminada, sem manchas e rugas.

Finalizamos esse post por aqui, mas continue me acompanhando que trarei mais novidades para te deixar ainda mais linda e saudável.

Você gostou desse post? As informações ficaram claras para você?

Se sim, deixe seu comentário e também o compartilhe com quem precisa saber dessas informações, saiba que compartilhando informações de qualidade, você pode ajudar as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida.

spot_img

Mais Lidos

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui